O evangelho além de coisas e milagres


Jesus respondeu: "Toda planta que não foi plantada por meu Pai, será arrancada; portanto, não façam caso deles. São guias cegos guiando cegos, e todos cairão numa vala". (Mt 15:13 e 14 Viva)

Jesus estava aqui falando sobre os religiosos, que insistiam em questioná-lo pela sua conduta ou dos seus discípulos, sobre os jugos, tradições antigas. Jesus cita o profeta Isaías (29.13) e aproveita para instruir o povo. As palavras de Jesus ofenderam os religiosos que davam mais valor para costumes humanos, para regras humanas, para defesas humanas de preferências... bem, deu para entender.

Não tenho por objetivo hoje fazer uma defesa Bíblica para apontar erros, pois também cometo muitos e a finalidade desse texto é para reflexão.

Em algumas igrejas as pessoas, tratados mais como clientes de um clube, não são ensinados pela escritura e sim pelos desejos humanos (ou melhor, nem ensinados, mas são adulterados, fraudados psicologicamente para um dogma, um legalismo), se tornam como crianças mimadas e 'birrentas', que não querem crescer, que querem tudo fácil... querem coisas.

Os que doutrinam agora, foram doutrinados assim. Uma forma que não admite ser questionada, não admite ideias. Cegos guiando cegos.

A imagem foi encontrada no facebook nesta página. Vemos um cenário onde houve uma inversão absurda da realidade Cristã. A igreja é apenas mais um negócio. Embora não haja uma visão de lucro descarado, que não seja essa finalidade primeira, a mensagem é para atrair e não instruir, é para confortar e não confrontar (pecado). Não estou querendo insinuar que a correção só é feita de forma 'pesada'. Não. Toda correção ou instrução tem de ser feita com amor. 

"Que amor diria que tudo está bem quando tudo na verdade não está? Que amor trairia com uma mentira que levaria à morte? Que amor não ensinaria o caminho da vida?" (Juliano Son - CD A mensagem, faixa 'A mensagem')

Temos de mudar essa realidade! E você, vai ser mais um conivente? Não vai se envolver? Vai se omitir outra vez?

Ai dessas pessoas! Como a Bíblia fala em Ezequiel 34.1 ss 'Filho do homem, profetize e acuse os líderes de Israel. Diga o seguinte: Assim diz o Senhor Deus! Vocês estão condenados! São maus pastores, que em vez de alimentar as ovelhas, cuidam apenas de si mesmos. Vocês matam as melhores ovelhas, comem a carne e usam a lã para fazer belas roupas, deixando o rebanho passar fome. Vocês não cuidaram da ovelha fraca, não curaram as doentes e machucadas, não trouxeram de volta as ovelhas que se afastaram do rebanho, nem foram procurar as ovelhas perdidas. E, além de tudo isso, dominam o rebanho pela força, com muita violência.'

Vamos fazer a diferença, vamos mostrar Jesus Cristo, deixar a luz brilhar (Mt 5,16).

No discurso é fácil, eu sei. O reino de Deus não é lugar para defesas de interesse pessoal, denominações, dogmas e costumes... liberal ou não. Isso é humano, não mais reino.

Mas o que essa reflexão tem a ver com a imagem? Bem, tudo! A frase diz: 'Eu determino e declaro! Jesus vai te dar a vitória hoje!' Onde está na Bíblia? É comum escutar frases desse tipo em pregações, infelizmente. Muitas pessoas que tem fome de Deus estão se intoxicando com esse tipo de heresia.

A responsabilidade dos que anunciam 'a palavra' é grande, não? Texto isolado e sem contexto não é um princípio de interpretação bíblica. E não adianta citar Mateus 7.7 ss, pois, não é sobre coisas materiais que Jesus falou.

Tudo o que acontece conosco vem como consequência do pecado e de nossas escolhas. Jesus pode mudar a realidade, operar um milagre? É claro! Porém não é esse o objetivo do evangelho e sim o perdão dos nossos pecados, reconciliação com Deus através da morte de Jesus. O evangelho é além de coisas e/ou milagres, é o Reino em nós e através de nós. 



Por: Félix Martins Lírio